quinta-feira, 12 de maio de 2016

bom retiro

acordei numa manhã de frio torturante
cercado
 por dois policiais
e
duas assistentes sociais
saltei como um gato
desvincilhando-me das cobertas
fiquei sentado
de olhos arregalados
com pavor misturado à saliva
faltava-me o ar
não conseguia sequer gritar
pense que pudesse ser um pesadelo dantesco
não era
era real
e aquela realidade me pisoteava
tudo aconteceu rápido
como um rapto
meu pai surgiu
como uma planta surge da terra negra
nada fez
os guardas sim
tatearam afobados pelo quarto
em busca de entorpecentes
descobriram mais de meio quilo de maconha
(minha doce e suculenta erva!)
mastiguei o pavor
vomitei o grito
insultando
 os agentes da lei
as assistentes do governo
por desperdiçarem deliberadamente
suas vidas
com seus uniformes limpos!!!
fui conduzido à triste viatura
levado ao manicômio municipal
(sem entender nada!)
colocado numa ambulância
que marchou
como um cavalo dopado
por duzentos quilômetros
até o Hospital Psiquiátrico Bom Retiro
na sonolenta Curitiba
fui trancafiado entre paredes mais doentes que eu!
permaneci um mês
(nada entendendo)
embora
pelo terceiro ou quarto dia
me entendia
com dezenas de loucos 
fracassados e perdidos
(como eu)
gostava daquele vento de insanidade
roçando minhas faces
e no pátio
via com ternura 
o sol se pondo
as flores coloridas do canteiro
o barulho gostoso da chuva
vinha de quatro outras internações
nas últimas dez primaveras da vida
estava em casa
voava
na conversa doentia com meus calorosos
camaradas lunáticos
quando
parti
parte
de mim chorou
quando lancei o último olhar
para aquele
bom retiro
qualquer hora volto
pensei
com 
um
gosto
salgado
na
boca
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário