sexta-feira, 15 de abril de 2016

o maior poeta do século XIX

Baudelaire esfarrapado nas ruas de Paris
como uma abelha tonta no tapete
embriagada de morte
Baudelaire sifilítico   paralítico   demente   e   mudo
um raio de luz agonizante sugando o
maligno néctar das flores que plantou
ele até foi um bom poeta
um bom crítico de arte
um bom teórico da modernidade
até... somente até
como escritor do século XIX
escrevia com a mesma polidez
dos que hoje comem em restaurantes finos
fui comparado a Baudelaire
em um artigo de uma doce universitária
na época em que foi publicado meu
primeiro livro
de esgoto poético
achei muito
agora acho menos
Baudelaire escreveu
Paraísos Artificiais
um erro
tão grande quanto o de uma prostituta
ao entregar seu corpo a quem não lhe paga
Baudelaire não entendia nada sobre drogas
fez um ensaio moralista
pareceu um padre e não um artista
eu usei todas as drogas que estiveram ao meu alcance
um faminto devorando a comida   o prato   o cardápio
( e principalmente a garçonete ! )
sempre um consumo excessivo
algumas por pouco tempo
outras por décadas
e faria tudo novamente infinitas vezes
 claro   isso não é para todos
a poesia não é para todos
a maioria prefere assistir TV
ou jogar bola
ou fazer turismo
poesia e embriaguez dos sentidos
é navio rumo ao naufrágio
e você não quer isso
quer?
melhor a segurança de sua poltrona
da sua posição no time de futebol
de sua viagem de avião
(avião é seguro !)
e nesse último caso
você ainda paga por isso
e fica feliz
e conta para todo mundo que foi ao Caribe
o que significa que você tem muito dinheiro
o que significa também que você é um idiota!
mas você pode dizer que eu
poeta   bêbado   drogado
também sou um idiota
aceito sua observação
mas lhe conto que parei de usar todo
pó   pedra   pílulas   erva   líquidos
entorpecentes em geral
tudo aquilo que é saboroso
como o gosto de uma buceta umidecida e fervorosa
tudo aquilo que Baudelaire
não entendeu
parei de usar
com extrema facilidade
como disse   isso não é para todos
como nem todos tem a ousadia
de mergulhar a língua
numa buceta em brasa e preciosa
é que rugia dentro do meu peito
um grito de ave destemida
com ânsia por precipício 
ânsia por brancas nuvens
(pode ser o céu ou o inferno)
por isso não recomendo   não
é para poucos
e quando se inicia o voo você não sabe
se é um desses poucos
a queda ( já vi muitas )
é veloz
e o chão é extremamente duro
mais que a mais dura das rochas
mas meu voo
durou uns 25 anos
foi uma eternidade de delícias
isso é imoral!
eu sou gostosamente imoral!
quanto a você
a escolha é sua
eu escolhi minha estrada
e dobrei a esquina quando quis
porém se fosse para lhe dar uma pequena dica
eu diria:
"comece desligando a TV
desista do futebol
cancele à viagem ao Caribe
depois   antes do primeiro baseado
leia um bom livro de poemas
não de Baudelaire
ele não foi o maior poeta do século XIX
leia Rimbaud
ele foi"
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário